domingo, 23 de outubro de 2011

A arte de fazer nENEM


O que antes era apenas um exame de avaliação do desempenho dos alunos no Ensino Médio, hoje tornou-se mais uma porta aberta para o ingresso do aluno em instituições públicas e também privadas de ensino superior. (O que eu não acho muito produtivo ao ser integralmente substituído o vestibular em alguns casos).
Em 2009 fiz o ENEM, a primeira vez pra nunca mais. Uma prova exaustiva e complexa na maioria das vezes, a de matemática nem se fala. Haja paciência pra fazer 10 probleminhas seguidos de matemática, imagine 45!
Os mesmos problemas de sempre, gente chegando com um segundo para fechar os portões, mesmo sendo avisados infinitas vezes por aqueles estudantes bonitinhos com cara de inteligente que fazem as propagandas na tv. E tem também aqueles que nem conseguiram chegar por conta do atrasado do ônibus feito por motoristas pagos pra sacanear. E a barra de cereal que você levou? comeu? Na maioria dos casos a gente nem lembra de comer aquilo, de tanta tensão pra acabar logo. Vamos só ver se pelo menos este ano não terá nenhuma mancada do governo, né. O que é um absurdo, pois se querem dar tal importância a uma prova, precisam reconhecer a atenção e cuidado redobrados que ela requer. Você sabia que as pessoas que acompanham o processo de impressão e embalagem das provas, após se comprometerem oficialmente com o sigilo, elas usam uma espécie de óculos que não as deixam enxergarem a ESCRITA da prova? É, eles apenas reconhecem a COR da prova, certificando que estão sendo agrupadas corretamente. Ok, é uma forma de fazer com que não haja violação do conteúdo, mas e se tiver algo escrito errado, gente? Como questões repetidas ou incompletas? Isso é o cúmulo da desconfiança dos funcionários. É muito simples nomeá-los, sabendo que, se houver vazamento da prova, um daqueles são culpados e iniciar investigações pesadas em cima disso.
Enfim, desejo que todos os estudantes desse país tenham feito boa prova e comecem a se preparar psicologicamente pra enfrentar o sistema de inscrição pelo SISU daqui uns tempos, que é outro que rouba a madrugada de sono de muitos alunos por aí.

""Para você que fez a prova, deixe-nos um comentário compartilhando sua opinião e experiência.""

No clima da vida acadêmica, indico a vocês um vídeo muito legal e motivador de uma brasileira que tem feito sucesso no Vale do Silício/Califórnia - EUA.

http://www.youtube.com/watch?v=QpJMT9cUaP8

sábado, 1 de outubro de 2011

A Idade dos Relacionamentos

Quem nunca foi apelidado de "papa-anjo" por ter beijado alguém mais novo? Ou então ouviu a famosa piadinha, "panela velha é que faz comida boa" ? É disso que este post vem tratar, o relacionamento entre pessoas de idades diferentes, quais suas explicações, complicações e benefícios.
Os mais velhos, ainda mais quando carentes, procuram uma maneira de reafirmar-se, precisam disso. De não ficar por baixo, de levantar a estima, de ser visto como alguém especial. E a maioria dos mais novos, gosta de aprender com alguém já experiente, ouvir as histórias de quem já tem muito a contar. Pras mulheres, os mais velhos passam a segurança, o compromisso de alguém que já aproveitou muito e agora quer relaxar em um relacionamento fixo e duradouro. Assim como também os homens mais velhos representam experiência, esta talvez a menina não acompanhe, ou precise aprender muito, mas tudo bem se encontra alguém disposto a ensinar, e não estou falando só de sexo. Representam também o cuidado garantido que toda mulher deseja. Casa, família, filhos, futuro. Já os mais novos, pras mulheres representam o surreal, alguém que vai te achar sempre linda, independente do seu humor, e vai sempre se lembrar de dizer isso pra te fazer feliz, e faz de fato! Mas podem representar também o ilusionismo de alguém que ainda tem muito a aprender e a ser cuidado, e talvez ela não queira ser a responsável por isso naquele momento. Quanto aos homens, peço o perdão da palavra pra dizer o que eu penso e, caso eu esteja errada, corrijam-me! Mas pensem bem antes de me corrigir, talvez eu diga a verdade que você não queiram admitir. Com mais velhas vocês são os frágeis. Às vezes se sentirão em segundo plano, e talvez vocês realmente estejam. Ou talvez não! As mulheres mais velhas compreendem melhor suas características, sabem exatamente o que dizer quanto aos seus problemas e tem muito o que dividir com você. Não só a conta bancária própria, que talvez ela já tenha, mas também todas as porradas que a vida já lhe deu. Ela pode sair com você depois das 22hrs, não será barrada na porta daquele show que você tanto queria ir e ainda pode te levar em casa no carro dela depois! Mas são as mais novas que aumentam o ego de vocês homens! Fazem com que se sintam desejados, admirados e sempre vai ter uma pra te elogiar. Meninas mais novas costumam ser mais difíceis, talvez porque com a idade você aprende a ser mais flexível (não menos seletiva), mas são elas que te acham verdadeiros príncipes encantados. Pras mais velhas a maioria já virou sapo, e dos grandes!
Ou talvez não seja nada disso que eu disse, ou que você pensa. Quando você se tocou em perguntar a idade do outro, já havia se apaixonado perdidamente pela pessoa que ele (ela) é, independente se ele é de 1989 ou 95.