domingo, 23 de outubro de 2011

A arte de fazer nENEM


O que antes era apenas um exame de avaliação do desempenho dos alunos no Ensino Médio, hoje tornou-se mais uma porta aberta para o ingresso do aluno em instituições públicas e também privadas de ensino superior. (O que eu não acho muito produtivo ao ser integralmente substituído o vestibular em alguns casos).
Em 2009 fiz o ENEM, a primeira vez pra nunca mais. Uma prova exaustiva e complexa na maioria das vezes, a de matemática nem se fala. Haja paciência pra fazer 10 probleminhas seguidos de matemática, imagine 45!
Os mesmos problemas de sempre, gente chegando com um segundo para fechar os portões, mesmo sendo avisados infinitas vezes por aqueles estudantes bonitinhos com cara de inteligente que fazem as propagandas na tv. E tem também aqueles que nem conseguiram chegar por conta do atrasado do ônibus feito por motoristas pagos pra sacanear. E a barra de cereal que você levou? comeu? Na maioria dos casos a gente nem lembra de comer aquilo, de tanta tensão pra acabar logo. Vamos só ver se pelo menos este ano não terá nenhuma mancada do governo, né. O que é um absurdo, pois se querem dar tal importância a uma prova, precisam reconhecer a atenção e cuidado redobrados que ela requer. Você sabia que as pessoas que acompanham o processo de impressão e embalagem das provas, após se comprometerem oficialmente com o sigilo, elas usam uma espécie de óculos que não as deixam enxergarem a ESCRITA da prova? É, eles apenas reconhecem a COR da prova, certificando que estão sendo agrupadas corretamente. Ok, é uma forma de fazer com que não haja violação do conteúdo, mas e se tiver algo escrito errado, gente? Como questões repetidas ou incompletas? Isso é o cúmulo da desconfiança dos funcionários. É muito simples nomeá-los, sabendo que, se houver vazamento da prova, um daqueles são culpados e iniciar investigações pesadas em cima disso.
Enfim, desejo que todos os estudantes desse país tenham feito boa prova e comecem a se preparar psicologicamente pra enfrentar o sistema de inscrição pelo SISU daqui uns tempos, que é outro que rouba a madrugada de sono de muitos alunos por aí.

""Para você que fez a prova, deixe-nos um comentário compartilhando sua opinião e experiência.""

No clima da vida acadêmica, indico a vocês um vídeo muito legal e motivador de uma brasileira que tem feito sucesso no Vale do Silício/Califórnia - EUA.

http://www.youtube.com/watch?v=QpJMT9cUaP8

2 comentários:

Balaio disse...

Ótimo post Jé. A prova é exaustiva, enjoadinha, complicada e com algumas questões mongois, acho que pra descontrair a tensão e os momentos em que a mente não trabalha do jeito que se quer.Fico no aguardo do resultado, que creio não se muito satisfatório, mas ano que vem, me preparar mais e não beber no sábado, ajudará muito.

Nicole C. Faria disse...

Então.. eu acho a intenção do ENEM muito boa. O fato de existir uma prova nacional que me permite passar aqui ou em Santa Catarina competindo de igual pra igual com que mora lá é muito legal. Porém, como em muita coisa no Brasil, o sistema ainda não foi muito bem amadurecido. Foram 3 anos seguidos de fraude (não lembro dos anteriores) e ainda julgo a prova como inadequada, pois ela é uma prova que não envolve só conhecimentos (aliás, o que ela menos envolve é isso) envolve também resistência. Ela ainda é bem mais fácil que as provas de vestibulares porque a educação no Brasil é uma merda, e uma prova mais tranquila ajuda a colocar os estudantes dessas escolas dentro da universidade. INFELIZMENTE, essa é a realidade do nosso país. As escolas públicas não dão base, e o que temos visto ser feito para que essa realidade mude? O governo Brasileiro gosta de apresentar números e não resultados concretos.